MATÉRIAS

lll Pedalada Consciente


Mais um Evento de Sucesso que foi realizado hoje dia 20 de Outubro de 2019.   A Ong Pró Rio Manhuaçu agradece aos patrocinadores, listados abaixo, participantes a Equipe da BIKE UAI E VAGALUMES e todos que contribuíram para o sucesso da III PEDALADA CONSCIENTE!
- AUTOLESTE - MERCEARIA NOSSA SRA APARECIDA - ELOMINAS - SOLAR MÓVEIS
- ELETRÍCA PENA - SABOR CONDIMENTOS - PEDAL PLUS - LEANDRO IMÓVEIS CORRETOR - DROGARIA COQUEIRO - CASA DO PÃO E KIPÃO - BRASILEIRINNHO 

Quem participou teve a oportunidade de constatar a beleza e a importância da preservação de nossos mananciais. Veja as fotos aqui



II Pedalada Consciente


A II Pedalada Consciente, realizada no dia 21/10/18, levou ciclistas de várias faixas etárias aos pontos de captação de água potável nos Córregos São Sebastião e Manhuaçuzinho.
Veja mais fotos

Segundo Roberto Luiz David, Secretário Executivo: "Foram atingidos objetivos propostos pela Pró Rio Manhuaçu que é mostrar às pessoas de onde vem a água que elas consomem e conscientizá-las sobre a necessidade de preservar as nascentes. Também precisamos sensibilizar as autoridades para cercar e desassorear aqueles locais a fim de garantir a seguranca e qualidade da água destinada à nossa população."
Foram aproximadamente 30 pessoas que participaram da Pedalada este ano.

Finalizando, Roberto David agradeceu aos parceiros, patrocinadores, colaboradores e principalmente aos participantes que prestigiaram o evento.

A III Pedalada já está programada para o próximo ano, quando se espera uma maior participação de ciclistas de todas as idades.

"A consciência nos dá água e a água dá a vida!"



Ong Pró Rio participa do Dia de Campo em São Francisco do Glória

Participação da Ongprorio Manhuaçu no Dia de Campo em São Francisco do Glória no programa para recuperação de nascentes e áreas degradadas, com Ronan Carneiro, Jose Carlos e Kildare Brandão IEF/Manhuaçu. (16/08/18).




ONG Pró Rio Manhuaçu escolhe nova diretoria

Com o firme propósito de conscientizar a população, chamar a atenção para a preservação do meio ambiente, mudança de hábito, tendo como foco a contenção de enchente que sempre assolou a cidade. É assim que a ONG Pró Rio Manhuaçu, que surgiu em 2003, sempre pautou tendo pessoas sonhadoras, encorajadas e capazes para enfrentar vários desafios. A partir do momento em que os trabalhos foram sendo apresentados, a ONG passou a ter o respeito, reconhecimento e tornou-se uma aliada de outras instituições para trabalhar nas questões ambientais, preservação de nascentes, reflorestamento e conscientização das pessoas. Os participantes, desde o início da caminhada sempre foram perseverantes nas ações, a fim de despertar cada pessoa para uma participação efetiva junto às questões ambientais. De pouco a pouco acabou recebendo o respeito de instituições, que também perceberam que a ONG Pró Rio Manhuaçu estava com a atenção voltada para situações que não eram enxergadas pelo Poder Público. Ao longo dos anos, denúncias sobre a degradação ambiental, falta de fiscalização e ação têm sido feitas aos órgãos competentes, para frear os abusos cometidos contra o meio ambiente.




Para a continuidade de todo um trabalho e buscar novos projetos, os integrantes do ONG Pró Rio Manhuaçu escolheram na noite desta segunda-feira,26, os novos diretores para o Biênio 2018/2020. Foram escolhidos os seguintes membros: Roberto Davi será o Secretário Executivo; Roberto Vargas foi escolhido para ocupar o cargo de Secretário Institucional e Alisson Sad terá a função de Secretário. Os demais membros assumem as funções nos Conselhos Diretor e Fiscal, para que haja fortalecimento da entidade.


Um dos membros da organização, Keller Filgueiras lembrou dos avanços da ONG, conquistas, projetos desenvolvidos e parcerias. Keller foi categórico ao afirmar que, o trabalho é percebido em diversos lugares, principalmente nos municípios de São João do Manhuaçu e Luisburgo, que realizam a contenção de boa parte das águas, que no período de chuva intensa inundava a cidade.


Para o novo Secretário Executivo, Roberto Davi, agora o momento é de dar continuidade aos trabalhos com a participação de toda a sociedade, a fim de contribuir com ideias e projetos, para um trabalho acentuado na preservação do que é todos nós.


Em entrevista à reportagem do TL, o diretor eleito da ONG Pró Rio Manhuaçu, Roberto Davi disse que o momento é de continuar acreditando no trabalho e somando forças. Ao falar dos desafios, o diretor diz que novas pessoas surgem na ONG para trazer novas ideias à instituição. “Agora vamos alavancar projetos e canalizar outros, bem como buscar mecanismos para que nosso meio ambiente seja preservado, reflorestamento, criação de um parque ecológico e, ainda fazer um trabalho solidificado e o compromisso com a coletividade”, destaca o Secretário Executivo da ONG.


Eduardo Satil Fonte: Tribuna do Leste

Ong Pró Rio Promove Reunião Com Secretários...!


Ontem a Ong Pró Rio Manhuaçu reuniu com os Secretários Nacari de Obras, Sandro da Agricultura e Meio ambiente e o Diretor do SAMAL, Kilder, na sede da CBH para tratar dos seguintes temas:
1 Limpeza do Rio
2 Projetos para Manhuaçuzinho à aumentar a produção de água 
3 Projetos de conscientização da ONG
4 Fiscalização 
5 Disque denúncia para desperdício de água
Na reunião fomos informados pelo secretário Kilder que a Limpeza do Rio já começou e na oportunidade Dr Keller, um dos Diretores da ONG,apresentou relatório  do Professor André Luiz Lopes de Faria da Universidade Federal de Viçosa com informações sobre o procedimento de limpeza e períodos da mesma. Sendo correta a intervenção neste momento.




ONG  Pro Rio Manhuaçu realiza eleição e escolhe diretoria
Com o firme propósito de conscientizar, chamar a atenção para a preservação do  meio ambiente, mudança de hábito,tendo como foco a contenção de enchente que sempre assolou a cidade, surgiu em 2003, a ONG Pro Rio Manhuaçu com pessoas sonhadoras,capazes e encorajadas para enfrentar vários desafios.A partir do momento em que os trabalhos foram sendo apresentados, a ONG passou a ter o respeito,reconhecimento e tornou-se uma aliada de outras instituições para trabalhar nas questões ambientais, preservação de nascentes,reflorestamento e conscientização das pessoas. Os participantes, desde o início da caminhada sempre foram perseverantes nas ações, a fim de despertar cada pessoa para uma participação efetiva junto às questões ambientais. De pouco a pouco acabou recebendo o respeito de instituições, que também perceberam que a Ong Pro Rio Manhuaçu estava com a atenção voltada para situações que não eram enxergadas pelo Poder Público. Ao longo dos anos, denúncias sobre a degradação ambiental, falta de fiscalização e ação têm sido feitas aos órgãos competentes, para frear os abusos cometidos contra o meio ambiente.
Para Alisson Sad,a ONG tem dado passos importantes para ajudar a população manhuaçuense,que há  anos  sofre com a fúria da natureza,cheia do rio e a invasão das residências pelas águas. Ele lembra ainda das conquistas, as participações em eventos importantes na cidade, palestras realizadas com a participação da ONG Pro Rio Manhuaçu, que, de certa forma tem contribuído para um trabalho de conscientização e a preservação do que é de todos nós.  "Agora, a ONG foi convidada para participar das atividades no dia 4 de junho, em  parceria com a Faculdade do Futuro, que estará na Praça  Cordovil Pinto Coelho celebrando o Dia do Meio Ambiente.Para nós é motivo de muita alegria", destaca Alisson Sad.
Diretoria é reconduzida ao cargo
Ao avaliar todas as ações e  a  vontade de  caminhar em busca de resultados,os integrantes da ONG elegeram por aclamação  a chapa única, encabeçada pelo atual  Secretário Executivo,Roberto Vargas. Secretário Roberto Davi; 2a Secretária Loide Olívia Heringer e Tesoureira Elizabeth Silva. O Conselho Diretor ficou formado por Milton Filgueiras, S.J. de Morais,Keller Filgueiras, Lúcio Pena,Júlio Cesar Novais,Alisson Campos Sad, Herculano Silvério dos Reis. Suplentes: Célio Verly, Luciano da Silva Roberto e José dos Santos Ferraz. O Conselho Fiscal ficou formado por Luiz Roberto Viana, Ícaro Antônio Raposo, Eduardo Satil Alves e Ailton Klein. Os suplentes são Ugo de Oliveira Pimenta, Giovani Romualdo,Queila Pinel Rodrigues Siqueira e Renato Carneiro.
Em entrevista  à reportagem, o  diretor reeleito  da Ong Pro Rio Manhuaçu,Roberto Vargas disse que o momento é de continuar acreditando no trabalho e somando forças.Ele cita que as questões das enchentes gera preocupação  por parte da entidade, que continua cobrando ações dos órgãos competentes.Com alegria, o Secretário Executivo destaca a participação ativa no projeto de coleta seletiva, que terá início no próximo mês em alguns bairros da cidade. Esse trabalho é uma parceria com o Ministério Público Estadual, que encontrou  na ONG um trabalho solidificado e compromisso com a coletividade."Precisamos mudar o modo de pensar e agir. Adequar às mudanças, participar das ações para que possamos concretizar nossos projetos com a participação de todos", destaca Roberto Vargas.  
Eduardo Satil- Jornalista

Promotoria do Meio Ambiente se reúne com ONG para discutir recuperação de nascentes


Desde que assumiu a 3ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, a promotora Dra. Vanessa Maia de Amorim Evangelista tem dedicado parte de seu tempo em processos que apuram crimes ambientais, medidas adotadas, e cobranças para que haja cumprimento às determinações.  
Sempre zelando para que todos tenham direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, Dra. Vanessa Maia tem buscado parcerias com as entidades, ONGs e outros seguimentos, para a atuação conjunta em defesa do meio ambiente. 
Nesse intuito, membros da ONG Pró Rio Manhuaçu fizeram uma visita a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente apresentando projetos e buscando parcerias na tentativa de preservar nascentes no município.
O projeto pretende utilizar, além de recursos do Ministério Público, verbas oriundas das penas e das medidas alternativas, em face da prática de infrações ambientais.
Os diretores da ONG Pró Rio Manhuaçu, Alisson Sad, Roberto Vargas e Roberto David entregaram à promotora, documento que conta a história e o início das atividades, os estudos realizados para acabar com as enchentes, e várias campanhas para conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental.
Para o presidente da ONG, Roberto Vargas, o convite da representante do Ministério Público para conhecer o trabalho desenvolvido e projetos elaborados foi fundamental. “Há anos que a gente sofre para levar a ideia avante. Obstáculos surgem para que as ações não sejam efetivadas. Mas, agora, com o apoio do Ministério Público as mudanças vão acontecer”, disse.
O diretor Alisson Sad também avaliou o encontro como um momento singular, no sentido de mostrar o que sempre foi feito, projetos futuros, principalmente para reflorestar o entorno do manancial, no Manhuaçuzinho. Ao entregar o arquivo com toda a história da ONG, os diretores acreditam que muitas coisas podem melhorar. “Vamos agora trabalhar a recuperação de áreas degradadas, limpeza da cidade e a recuperação das áreas próximas às nascentes, que são responsáveis pelo abastecimento de água para toda a cidade”, destaca.
À reportagem, o diretor da ONG Roberto David, disse que ficou satisfeito com as propostas apresentadas. A promotora Vanessa Maia de Amorim Evangelista, que assumiu a 3a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente em abril de 2015 disse que a parceria com as entidades é fundamental. Ela explicou que tem realizado monitoramento, cobrado ações e trabalhado na preservação, recuperação das nascentes e adequação em outras áreas. “Por isso estou convidando todas as entidades, ONGs, para uma apresentação das atividades que desenvolvem e projetos existentes, para possibilitar que tenhamos uma atuação eficaz e célere”, destacou.

Fonte Tribuna do Leste


Pedalada Consciente: ONG Pró-Rio Manhuaçu realiza ação


MANHUAÇU – Com o objetivo de conscientizar a população a respeito da preservação do Rio Manhuaçu e o uso racional da água, a ONG Pró-Rio Manhuaçu realizou, no último domingo (13), uma “Pedalada Consciente”, que reuniu mais de 40 participantes.
A concentração aconteceu no Parque de Exposições de Manhuaçu. Os ciclistas se reuniram e conversaram sobre o percurso. Em seguida, partiram em direção à um dos pontos de captação de água da cidade, que fica no Córrego São Sebastião.
“Avaliamos como um sucesso. Tudo foi muito importante. A ONG Pró-Rio Manhuaçu realizou esta pedalada como forma de conscientizar as pessoas para o uso racional da água. Antes, pensávamos em barragens para evitar enchentes. Hoje, nos preocupamos com a falta de agua, infelizmente”, comentou o secretário executivo da entidade, Roberto Vargas.
Depois de saírem do Córrego São Sebastião, os participantes foram até a captação do Manhuaçuzinho, o mais importante de Manhuaçu. No local, eles perceberam que as chuvas que caíram recentemente na região foram importantes para manter a
Participantes passaram pelo Córrego São Sebastião e foram até o Manhuaçuzinho
Participantes passaram pelo Córrego São Sebastião e foram até o Manhuaçuzinho
esperança de se preservar o que ainda possuem. “Ainda temos água, mas é melhor economizar para não faltar”, completou Roberto.
Ainda no Manhuaçuzinho, os participantes deram um abraço simbólico no Córrego e fizeram uma oração. A ONG contou com o apoio da Polícia Militar de Meio Ambiente e do SAAE, que disponibilizou água potável para beber.
“Agradecemos a todos que contribuíram para esta atividade”, concluiu Vargas.

Fonte Diário de Manhuaçu



Na ediçao 2011 do Dia V a ONG esteve em Dom Correa e plantou 10 mudas de Escumilha Africana. Árvore Ornamental que dá belas flores e trará grande embelazamento á essa Comunidade.
Na oportunidade monstrou uma açao simples que traz grande benefício a natureza, o reaproveitamento do óleo de cozinha usado, este óleo que pode ser transformado em sabão, o que evita a poluição nos rios e ao nosso meio ambiente. O nosso agradecimento a Maria Célia por transmitir seus conhecimentos sobre a reciclagem do óleo de cozinha. Parabéns a comunidade de Dom Correa por ter realizado o Dia V.