RIO MANHUAÇU


   Em   1570 houve a primeira  menção  ao nome  do  Rio  Manhuaçu   em    uma  carta  do Segundo Donatário da Capitania do Espirito  Santo, Vasco  Fernandes  Coutinho Filho, que explorou pessoalmente  o rio.

                Em 1572 Sebastião  Fernandes  Tourinho vindo  de Porto  Seguro  entrou   pelo   Rio Doce, passando ao Rio Guandu. Por terra   chegou ao Rio  Manhuaçu descrevendo  que este   nascia   numa  Lagoa. Esta pode ser  a Lagoa  Branca  situada  no Rio  Capim, um afluente   do  Manhuaçu.

                Em  1734  Pedro  Bueno  Cacunda escreveu   uma carta  ao Rei  Dom  João  III de Portugal que a partir de uma noticia  de que  bandeirantes paulistas  como  Bartolomeu Bueno, Manuel de Camargos e Estevão  Barbosa de que existiam  nos sertões uma nação  índigena  chamada de Purys que asenhoreava   o Rio Mayguassu, nome primitivo  do rio, e o encontro  de grande quantidade  de Ouro  em  seu leito. Ele  mesmo  organizou tres expedições: Uma vinda   por São  Paulo, a  segunda por terra  do litoral capixaba e a terceira   subindo   os Rios  Doce  e Manhuaçu. Descreveu  que fundou uma povoação  nas nascentes do rio que fora dizimada  pelos índios.